Não é difícil imaginar que a internet consuma uma quantidade exorbitante de energia elétrica para se manter funcionando, mas não é apenas com os computadores ligados o tempo todo e os celulares carregando que devemos nos preocupar, e sim com tudo que é necessário para a Web continuar trabalhando 24 horas por dia, 365 (ou 366) dias por ano! Vamos entender isso um pouco melhor.
Minimizando os problemas
O uso de data centers compartilhados por empresas pode ser a melhor maneira de aliviar o uso extensivo de energia elétrica, visto que as companhias podem dividir recursos e gastos, minimizando o impacto que poderia ser maior ainda caso cada uma delas resolvesse ter sua própria infraestrutura.
Um dos problemas-chave envolvendo o uso dos servidores que mantêm a internet funcionando é que eles possuem um tempo de atividade extremamente extenso quando comparados com outros tipos de dispositivos eletrônicos utilizados por aí.
Eletricidade que não acaba mais!
De acordo com um estudo feito pelo NRDC – o Natural Resources Defense Council (Conselho de Defesa de Recursos Naturais) –, apenas nos Estados Unidos os servidores de internet consumiram nada menos que 91 bilhões de quilowatts-hora (kWh) em 2013.